[PT/EN] Salario Minimo e educação financeira || Minimum wage and financial education

LPUD.png

English bellow

leo2.webp

Aqui no Brasil, nós temos um salário mínimo garantido por lei federal. Esse salario mínimo é fundamental na vida dos trabalhadores, sendo importante compreender as leis trabalhistas envolvidas e promover a educação financeira. Neste post, vou falar um pouco sobre o salario mínimo, os valores de reajuste anual e como são calculados, e falar um pouco sobre como tentar aproveitar da melhor forma nosso salario. Levando em conta que o salario mínimo no Brasil da um poder de compra extremamente pequeno colocando algumas famílias em situações muito delicadas, vou tentar dar dicas que possam amenizar as dificuldades.

Leo1.webp

O Salario minimo e sua evolução

A primeira lei trabalhista que tornava o salário mínimo obrigatorio no Brasil foi a Lei nº 185, de 14 de janeiro de 1936, e ela foi estipulada durante o governo Getúlio Vargas. Ela foi um marco na história da luta trabalhista, conquistando a todo trabalhador o direito de um salario minimo.

Porem a lei ainda estava muito longe de ser justa com os trabalhadores e desde então sofreu severas mudanças como por exemplo em 1936 o salario mínimo era fixado no valor de 240 mil reis e sem uma obrigação de reajuste e já a lei atual prevê reajustes anuais de acordo com o que veremos abaixo.

Desde 1936 tivemos inúmeras mudanças e vou ressaltar algumas das principais. Foi instituído que os estados poderiam criar leis regionais para atender ao custo de vida naquele estado caso o salario mínimo nacional não fosse suficiente, desde que o salario mínimo regional fosse maior que o nacional. Foi implementado também em 2004 a politica de valorização do salario mínimo, buscando elevar seu valor real ao longo dos tempos, a politica firmava reajustes anuais acima da inflação com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, porem na pratica isso não aconteceu com o passar dos anos. A lei atual é a Lei nº 13.152/2015, do ano de 2015 e ela da parâmetros para o reajuste anual do salario mínimo.

Atualmente o salario mínimo é de R$1320,00 o que equivale a uma media de $266USD com os valores atuais.

Leo1.webp

Reajuste anual e como é calculado

O reajuste anual tem como objetivo manter o poder de compra da população que vive com um salario mínimo, embora isso seja uma tarefa bem complicada é utilizado algumas métricas para fazer esse calculo.

O valor do salário mínimo é atualizado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos. Esses índices são parte do que é usado para definir o percentual de aumento do salario mínimo.

O grande problema está nas outras variantes. Politicas governamentais e acordos coletivos também interferem no aumento do salario mínimo. E por conta desses fatores políticos o poder de compra do povo brasileiro vem caindo a cada ano.

Como exemplo podemos citar o aumento entre 2022 e 2023 ter sido de apenas R$18 que certamente não é o suficiente para manter o poder de compra do trabalhador que recebe salario mínimo e muito menos para melhorar a qualidade de vida do mesmo.

Isso faz com que cada vez mais os provedores do lar precisem de uma segunda fonte de renda (as vezes de uma terceira) e busquem o mercado de trabalho informal como forma de complemento de renda. Além disso em famílias mais pobres, muitas vezes a única opção encontrada é os filhos mais novos deixarem a escola para ajudar a complementar a renda familiar para que a família não passe fome e perpetue o ciclo da pobreza.

Embora não seja nem perto do que deveria ser ter leis que determinem a obrigatoriedade do aumento anual é um grande avanço e esperamos que apenas o inicio da busca de uma qualidade de vida melhor para as classes mais pobres.

Leo1.webp

Educação financeira é o caminho

Para mudar a situação econômica de qualquer país é necessário uma boa educação financeira. Viver bem com um salario mínimo no Brasil não é fácil e em algumas situações se torna impossível quando entra filhos, doença ou situações agravantes. Porem quando entendemos como usar nosso dinheiro da melhor forma, como buscar uma renda extra da melhor forma ou até mesmo quando comprar ou não alguma coisa pode ferir nosso orçamento pode ser um diferencial.

Trazer educação financeira para um país que ainda tem 52,6% da população maior de 25 anos, não conseguiu concluir o ensino médio de acordo com as fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) é uma tarefa difícil, por isso é importante cobrarmos medidas de educação financeira dos nossos políticos.

O que se pode recomendar para famílias que tem acesso a essa informação é um planejamento financeiro voltado para manter a segurança financeira da família em caso de imprevistos. E vamos falar um pouco de como fazer isso.

Primeiramente é necessário montar um orçamento mensal, onde se coloca todas as despesas mensais da família e toda a renda familiar de um mês. Tendo assim uma ideia do quanto se gasta e quanto se ganha contando apenas as despesas básicas. Caso a renda familiar não seja suficiente para cobrir despesas básicas como, alimento, moradia, educação, saúde e lazer será necessário tomar medidas de redução de custos no nosso orçamento.

As medidas mais simples de redução de custo são através de pesquisa de preços mais cuidadosas evitando comprar no primeiro lugar que ver, buscar formas de lazer gratuitas, existem muitas atividades gratuitas, tanto culturais como atividades físicas. A maioria das cidades tem aulas de ginasticas gratuitas em praças por exemplo, bailes gratuitos em shoppings, algumas cidades privilegiadas podem aproveitar a praia ou praças como forma de lazer diminuindo custos caros como cinema entre outras atividades.

Outra forma de resolver o problema de orçamento é aumentar a renda familiar, além das formas obvias como tendo um segundo emprego o que iria contra a parte de manter nossa saúde e lazer, existem programas governamentais que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade, como o Bolsa Família, auxílios emergenciais entre outros.

É claro que na situação ideal não deveria ser necessário nenhuma dessas medidas e uma família deveria conseguir se sustentar com um salario mínimo como a lei prevê, mas na realidade essas medidas podem ajudar famílias que estão no vermelho.

Para o caso das famílias que conseguem juntando toda renda familiar pagar suas necessidades básicas e se manter positivas existem algumas medidas que podem melhorar o futuro dessas famílias e prevenir que elas tenham problemas em caso de imprevistos.

O primeiro passo para qualquer família que consiga se manter positiva no final do mês é antes de adquirir qualquer nova divida desnecessária, criar uma poupança para manter suas reservas de emergência. Essa reserva só deve ser tocada em caso de necessidade, assim se acontecer uma perda de emprego, acidente que exija um maior gasto ou qualquer outro tipo de imprevisto a família está preparada ou ao menos mais preparada que estaria se não tivesse nada. Quanto mais puder guardar melhor, mais qualquer quantia serve. É importante também ficar atento a forma de retirada pra não acabar tendo seu dinheiro preso quando precisar. Busque uma poupança que te permita retirar seu dinheiro quando necessário sem perder nada dele. Atualmente no Brasil existem muitas opções.

Após criar um reserva de emergência que seja suficiente para cobrir imprevistos, buscar formas de investimento mesmo que começando com pouco pode ser importante, existem inúmeras formas de investir o dinheiro que sobra no final do mês é importante fazer uma boa pesquisa antes, mas para famílias de baixa renda buscar investimentos de menor risco pode ser uma solução mesmo que traga um rendimento menor.

Além de saber como e onde guardar seu dinheiro, é importante saber de onde não buscar dinheiro. Evite serviços financeiros como, emprestimos, pagamentos em carnês, cartões de credito ou qualquer serviço que entre juros desnecessários.

Leo1.webp

Conclusão e considerações finais

Infelizmente a realidade do salario mínimo brasileiro de forma geral não permite que uma família viva bem a não ser que consiga compor renda familiar com 2 ou mais pessoas para pagar as despesas fixas mensais, as medidas acima são paliativos e uma tentativa de melhorar situações que estão fora do que deveria ser. Também sei que existem países que estão em situação pior que a do Brasil. Essa publicação foi inspirada pelas diversas conversas que tive nas threads na ultima semana despertando minha curiosidade sobre como funciona o salario mínimo e suporte a família pobre em outros países e acredito que assim como eu muitos de fora do Brasil se perguntem o mesmo daqui.

Todos os dados estatísticos foram tirados de fontes do IBGE e as leis retiradas da Constituição Brasileira e da CLT. Parte da pesquisa foi feita no chatGPT que me auxiliou com datas e números das leis.

Espero que tenham gostado da publicação e se desejam ver mais conteúdos como esse me segue por aqui. Se for possível deixa seu upvote pra ajudar a valorizar conteúdos de qualidade.

leo3.webp

LPUD.png

leo2.webp

Here in Brazil, we have a minimum wage guaranteed by federal law. This minimum wage is fundamental in the lives of workers, and it is important to understand the labor laws involved and promote financial education. In this post, I'm going to talk a little about the minimum wage, the annual readjustment values and how they are calculated, and talk a little about how to try to make the most of our salary. Taking into account that the minimum wage in Brazil gives an extremely small purchasing power, putting some families in very delicate situations, I will try to give tips that can ease the difficulties.

Leo1.webp

The minimum wage and its evolution

The first labor law that made the minimum wage mandatory in Brazil was Law No. 185, of January 14, 1936, and it was stipulated during the Getúlio Vargas government. It was a milestone in the history of the labor struggle, winning every worker the right to a minimum wage.

However, the law was still a long way from being fair to workers and since then it has undergone severe changes, for example in 1936 the minimum wage was fixed at the value of 240 thousand reis and without an obligation to readjust it and the current law already provides for annual readjustments of according to what we will see below.

Since 1936 we have had numerous changes and I will highlight some of the main ones. It was instituted that states could create regional laws to meet the cost of living in that state if the national minimum wage was not enough, as long as the regional minimum wage was higher than the national wage. In 2004, the policy of valuing the minimum wage was also implemented, seeking to raise its real value over time, the policy established annual adjustments above inflation with the aim of improving the quality of life of workers, but in practice this has not happened over the years. The current law is Law nº 13.152/2015, of the year 2015 and it gives parameters for the annual readjustment of the minimum wage.

Currently the minimum wage is R$1320.00 which is equivalent to an average of $266USD with current values.

Leo1.webp

Annual readjustment and how it is calculated

The annual readjustment aims to maintain the purchasing power of the population living on a minimum wage, although this is a very complicated task, some metrics are used to make this calculation.

The value of the minimum wage is updated based on the variation of the National Consumer Price Index (INPC) and the growth of Gross Domestic Product(GDP) for the past two years. These ratios are part of what is used to define the minimum wage increase percentage.

The big problem is in the other variants. Government policies and collective agreements also interfere with the increase in the minimum wage. And because of these political factors, the purchasing power of the Brazilian people has been falling every year.

As an example, we can mention the increase between 2022 and 2023 was only R$18, which is certainly not enough to maintain the purchasing power of workers who receive minimum wages, much less to improve their quality of life.

This means that more and more home providers need a second source of income (sometimes a third) and seek the informal job market as a form of income supplement. In addition, in poorer families, often the only option found is for the youngest children to leave school to help supplement the family income so that the family does not go hungry and perpetuate the cycle of poverty.

Although it is not even close to what it should be, having laws that determine the mandatory annual increase is a great advance and, we hope, just the beginning of the search for a better quality of life for the poorer classes.

Leo1.webp

Financial education is the way

To change the economic situation of any country, a good financial education is necessary. Living well on a minimum wage in Brazil is not easy and in some situations it becomes impossible when children, illness or aggravating situations enter. But when we understand how to use our money in the best way, how to seek extra income in the best way or even when to buy or not something can hurt our budget can be a differentiator.

Bringing financial education to a country that still has 52.6% of the population over 25 years old, has not managed to complete high school, according to the sources of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) is a difficult task, which is why it is important demand financial education measures from our politicians.

What can be recommended for families who have access to this information is a financial planning aimed at maintaining the family's financial security in case of unforeseen events. And let's talk a little bit about how to do that.

First, it is necessary to set up a monthly budget, where all monthly expenses of the family and all income month-old family member. Thus having an idea of how much is spent and how much is earned by counting only the basic expenses. If the family income is not enough to cover basic expenses such as food, housing, education, health and leisure, it will be necessary to take measures to reduce costs in our budget.

The simplest cost reduction measures are through more careful price research, avoiding buying in the first place you see, looking for free forms of leisure, there are many free activities, both cultural and physical activities. Most cities have free gymnastics classes in squares, for example, free dances in malls, some privileged cities can take advantage of the beach or squares as a form of leisure, reducing expensive costs such as cinema and other activities.

Another way to solve the budget problem is to increase the family income, in addition to the obvious ways like having a second job which would go against the part of maintaining our health and leisure, there are government programs that help families in vulnerable situations, such as the Bolsa Family, emergency aid, among others.

Of course, in the ideal situation none of these measures should be necessary and a family should be able to sustain itself on a minimum wage as the law provides, but in reality these measures can help families that are in the red.

For families that manage to pay their basic needs by pooling all their family income and stay positive, there are some measures that can improve the future of these families and prevent them from having problems in the event of unforeseen events.

The first step for any family that manages to stay positive at the end of the month is before acquiring any new unnecessary debt, create a savings to keep your emergency reserves. This reserve should only be touched in case of need, so if there is a job loss, an accident that requires greater expenses or any other type of unforeseen event, the family is prepared or at least more prepared than it would be if it had nothing. The more you can save the better, but any amount will do. It is also important to pay attention to the withdrawal method so you don't end up having your money stuck when you need it. Look for savings that allow you to withdraw your money when necessary without losing any of it. Currently in Brazil there are many options.

After creating an emergency reserve that is sufficient to cover unforeseen events, look for ways to investment even if starting with little can be important, there are countless ways to invest the money left over at the end of the month it is important to do a good research beforehand, but for low-income families looking for lower risk investments can be a solution even if it brings a lower income.

In addition to knowing how and where to keep your money, it's important to know where not to get money. Avoid financial services such as, loans, payments in booklets, credit cards or any service that incurs unnecessary interest.

Leo1.webp

Conclusion and final considerations

Unfortunately, the reality of the Brazilian minimum wage in general does not allow a family to live well unless it manages to compose a family income with 2 or more people to pay the fixed monthly expenses, the measures above are palliative and an attempt to improve situations that are out of what it should be. I also know that there are countries that are in a worse situation than Brazil. This publication was inspired by the various conversations I had in the threads in the last week, arousing my curiosity about how the minimum wage works and supporting poor families in other countries and I believe that, like me, many outside Brazil are asking the same question here.

All statistical data were taken from IBGE sources and the laws taken from the Brazilian Constitution and the CLT. Part of the research was done in chatGPT which helped me with dates and numbers of the laws.

Every part of this post in English was translated by google translator and verified by me.

I hope you enjoyed the publication and if you want to see more content like this follow me here. If possible, leave your upvote to help enhance quality content.

leo3.webp



0
0
0.000
4 comments