[PT/EN] PicPay - Soluções financeiras e introdução as criptos || PicPay - Financial solutions and introduction to cryptocurrencies

LPUD.png

English Bellow

leo2.webp

Como todos nós que estamos envolvidos com web3 e criptomoedas já sabemos, começar nesse mundo não é fácil. Existem inúmeros desafios e conhecimento necessário que para alguém que está iniciando pode ser uma grande barreira e acaba criando aquele medo de investir ou conhecer melhor as criptomoedas e os projetos envolvidos nela.

Embora ainda existe muita dificuldade, uma serie de FinTechs vem tentando solucionar esse problema e desmistificar as criptomoedas. Hoje vou falar um pouco sobre uma dessas FinTechs, seus serviços financeiros disponíveis e como ela vem facilitando o acesso a criptomoeda para a população em geral. Hoje vamos falar do PicPay!

Leo1.webp

O que é uma FinTech?

Antes de mais nada precisamos definir o que é uma FinTech. FinTech é uma empresa que se utiliza de tecnologia para criar soluções financeiras.

Com essa descrição não seria incomum pensar que todo banco digital seria uma FinTech, mas esse pensamento estaria errado. Embora geralmente os bancos digitais possam ser considerados FinTech, isso só pode acontecer se o banco em questão oferecer soluções inovadores através de tecnologia. Alguns bancos digitais podem simplesmente oferecer os mesmos serviços que nas agencias físicas só que por meios digitais e isso não tornaria eles uma FinTech, eles continuariam sendo uma instituição financeira tradicional mas operando no ambiente online.

Leo1.webp

Porque o PicPay é uma FinTech?

Desde sua criação em 2012 o PicPay pode ser considerado uma FinTech, oferecendo diversos serviços financeiros na palma da mão dos seus clientes os serviços iniciais do PicPay incluiam: transferências instantâneas de dinheiro, pagar contas, recarregar celular, fazer compras online e até mesmo efetuar pagamentos em estabelecimentos físicos. E tudo isso de forma rápida e fácil através de sua carteira digital do PicPay. Você poderia deixar dinheiro em sua carteira digital da mesma maneira que poderia deixar em um banco e utilizar para comprar qualquer um dos serviços descritos acima. Embora a primeira vista pareça que o PicPay é um banco digital ele inicialmente não era. O PicPay era um correspondente bancário do Banco Original. Somente no ano de 2022, 10 anos depois da sua criação que o PicPay incorporou o banco Original do agronegócio, e recebeu autorização do Banco Central do Brasil, nossa agência reguladora financeira no Brasil, para mudar o nome do banco para PicPay Bank e assim passar a ter controle de uma instituição financeira além da instituição de pagamento.

Além dos serviços de pagamento digital e outros serviços financeiros comuns, o PicPay oferece uma variedade de soluções que bancos e correspondente bancários não oferecem, como: cashback, compra de cartões presentes dos mais variados, assinaturas de serviços de stream direto no app, cobranças através de QR code para outras contas do PicPay entre outras soluções inovadoras.

E no ano de 2022 o PicPay inaugurou sua própria corretora permitindo que seus clientes pudessem comprar com poucos cliques, sem se preocupar com senhas extras, chaves complicadas e outras carteiras digitais alem daquela amigável ao qual eles já estavam acostumados, e isso foi um marco gigante na historia das cripto no Brasil que pouco é falado.

Leo1.webp

PicPay e o mercado Cripto

Você deve estar se perguntando o porque eu estou falando que é um marco tão grande, já que outros bancos também oferecem o mesmo serviço e já existem grandes exchanges atuando no Brasil a alguns anos.

É simples, as exchanges trazem um dificultador e não é algo corriqueiro para o povo brasileiro, enquanto o app dos bancos digitais é um ambiente amigável e já conhecido, e com poucos cliques o usuário pode comprar bitcoin e outras altcoins. Claro que existem outros bancos atualmente com a mesma função, mas o PicPay foi uma das primeiras FinTechs a trazer esse serviço com uma cartela de clientes enorme tendo mais de 30milhões de usuários ativos.

Com o app do PicPay você pode comprar criptomoedas com o mesmo saldo que esta na sua carteira e pode pagar uma conta por exemplo, ou pode usar diretamente seu cartão de credito, sem necessidade de cadastros extras ou qualquer tipo de burocracia e pode acompanhar os preços das moedas que ele oferece de forma simples.

É claro que nem tudo são flores. Pra começar já diz o velho ditado "não são suas chaves, não são suas moedas.", esse é um ditado comum no mundo cripto pra dizer que a melhor forma de armazenar suas moedas é na sua própria carteira e não em nenhuma exchange. Exchanges podem falir e ter uma serie de outros problemas. Embora no caso do PicPay tenha uma serie de agencias reguladoras de olho, por ele oferecer inúmeros serviços já muito bem regulados aqui no Brasil, sempre é bom lembrar que o local mais seguro de guardar suas moedas é na sua própria carteira com suas próprias chaves. Alem disso basicamente qualquer serviço que você possa fazer por si só e opta por utilizar um intermediário vai acabar em algum momento ficando mais caro levando em conta que ninguém trabalha de graça.

Outro ponto negativo, ou menos positivo por assim dizer, é que a carteira de moedas oferecidas tanto pelo PicPay quanto por outros bancos ainda é bem limitada. Por exemplo na data em que esse artigo está sendo publicado o PicPay só oferece opções de compra para Bitcoin(BTC), Ethereum(ETH), Polygon(MATIC), Solana(SOL), Aave(AAVE), Litecoin(LTC), Bitcoin Cash(BCH), Pax Dollar(USDP), Uniswap(UNI) e Chainlink(LINK).

Apesar de ter pontos negativos, é importante ressaltar o quanto isso favorece o cenário cripto. Vou dar um exemplo pessoal. Meu pai nunca foi muito tecnológico, mas adora estar antenado e conhecer as novidades, mas tem uma certa barreira. A muito tempo desde antes de eu ter feito minha primeira carteira digital ele já tinha interesse, mas não conseguia entender muito mesmo lendo sobre o assunto e tinha medo de investir. Assim que o PicPay lançou no ano passado a possibilidade de compra ele teve seu primeiro contato real e comprou um valor bem pequeno de BTC, logo depois que ele comprou o BTC caiu bastante e ele foi pesquisar e decidiu manter o BTC na carteira. Pouco tempo depois o BTC ultrapassou o valor que ele tinha comprado e ele fez seu primeiro pequeno lucro com criptomoedas e ficou animado suficiente pra me pedir para criar uma conta na Hive pra ele, eu já estava na Hive a mais de 1 ano e ele nunca tinha comentado sobre isso e de repente surgiu o interesse. Ter acesso fácil, mesmo que não o acesso ideal as criptomoedas é importante para que as pessoas percam o medo.

Além disso o PicPay para divulgar seu novo serviço, lançou uma serie de artigos educacionais sobre o assunto dando mais informações e trazendo luz ao nosso cenário.

Leo1.webp

Resoluções Finais

PicPay na minha opinião é uma das maiores FinTechs brasileiras, levando educação financeira e soluções de qualidade pros seus cliente. Eu como cliente estou bastante satisfeito embora não utilize a maioria das funções que ele me proporciona.

Trazer Cripto pra vista da sociedade e mostrar que a economia Cripto já está aqui e isso não é só mais um assunto de nerd e sim o presente e futuro da nossa economia é de extrema importância.

Espero que tenham gostado, se quiser ver mais artigos como esse me sigam e se puderem deixe o upvote para valorizar conteúdo de qualidade. Até a proxima!

leo3.webp

LPUD.png

leo2.webp

Like all of us who are involved with web3 and cryptocurrencies we already know, getting started in this world is not easy. There are countless challenges and necessary knowledge that for someone who is starting it can be a big barrier and ends up creating that fear of investing or getting to know cryptocurrencies and the projects involved in it better.

Although there is still a lot of difficulty, a series of FinTechs have been trying to solve this problem and demystify cryptocurrencies. Today I'm going to talk a little about one of these FinTechs, its financial services available and how it has been facilitating access to cryptocurrency for the general population . Today we're going to talk about PicPay!

Leo1.webp

What is a FinTech?

First of all, we need to define what FinTech is. FinTech is a company that uses technology to create financial solutions.

With this description, it would not be unusual to think that every digital bank would be a FinTech, but this thinking would be wrong. Although digital banks can generally be considered FinTech, this can only happen if the bank in question offers innovative solutions through technology. Some digital banks can simply offer the same services as in physical branches only through digital means and that would not make them a FinTech, they would remain a traditional financial institution but operating in the online environment.

Leo1.webp

Why is PicPay a FinTech?

Since its creation in 2012, PicPay can be considered a FinTech, offering various financial services in the palm of its customers' hands. in physical establishments. And all this quickly and easily through your PicPay digital wallet. You could leave money in your digital wallet the same way you could leave it in a bank and use it to buy any of the services described above. Although at first glance it seems that PicPay is a digital bank, it initially wasn't. PicPay was a banking correspondent of Banco Original. Only in 2022, 10 years after its creation, PicPay incorporated Banco Original do agribusiness, and received authorization from the Central Bank of Brazil, our financial regulatory agency in Brazil, to change the name of the bank to PicPay Bank and thus take control of a financial institution in addition to the payment institution.

In addition to digital payment services and other common financial services, PicPay offers a variety of solutions that banks and correspondent banking do not offer, such as : cashback, purchase of the most varied gift cards, subscriptions to direct streaming services in the app, QR code charges for other PicPay accounts, among other innovative solutions.

And in the year 2022 PicPay opened its own brokerage allowing its customers to buy with a few clicks, without worrying about extra passwords, complicated keys and other digital wallets besides the friendly one they were already used to, and that was a giant milestone in the history of crypto in Brazil that little is said.

Leo1.webp

PicPay and the Crypto Market

You must be wondering why I am saying that it is such a big milestone, since other banks also offer the same service and there are already big exchanges working in Brazil for a few years.

It's simple, exchanges bring a difficulty and it's not something commonplace for the Brazilian people, while the digital bank app is a friendly and already known environment, and with a few clicks the user can buy bitcoin and other altcoins. Of course there are other banks currently with the same function, but PicPay was one of the first FinTechs to bring this service with a huge customer base with more than 30 million active users.

With the PicPay app you can buy cryptocurrencies with the same balance that is in your wallet and you can pay a bill for example, or you can directly use your credit card, without the need for extra registrations or any kind of bureaucracy and you can follow prices of the coins it offers in a simple way.

Of course, not everything is flowers. For starters, the old saying goes "it's not your keys, it's not your coins.", this is a common saying in the crypto world to say that the best way to store your coins is in your own wallet and not in any exchange. Exchanges can go bankrupt and have a host of other problems. Although in the case of PicPay there are a number of regulatory agencies on the lookout, as it offers numerous services that are already very well regulated here in Brazil, it is always good to remember that the safest place to store your coins is in your own wallet with your own keys. In addition, basically any service that you can do yourself and choose to use an intermediary will eventually end up being more expensive, considering that nobody works for free.

Another negative point, or less positive so to speak, is that the portfolio of currencies offered by both PicPay and other banks is still very limited. For example, on the date this article is being published, PicPay only offers purchase options for Bitcoin(BTC), Ethereum(ETH), Polygon(MATIC), Solana(SOL), Aave(AAVE), Litecoin(LTC), Bitcoin Cash(BCH), Pax Dollar(USDP), Uniswap(UNI) and Chainlink(LINK).

Despite having negative points, it is important to emphasize how much this favors the crypto scenario. I will give a personal example. My father was never very technological, but he loves to stay tuned and know the news, but he has a certain barrier. A long time ago, before I made my first digital wallet, he was already interested, but he couldn't understand much even reading about it and was afraid to invest. As soon as PicPay launched the possibility of purchase last year, he had his first real contact and bought a very small amount of BTC, soon after he bought the BTC it fell a lot and he went to research and decided to keep the BTC in his wallet. Shortly thereafter BTC surpassed the amount he had bought and he made his first small cryptocurrency profit and was excited enough to ask me to create a Hive account for him, I had been on Hive for over a year and he had never had commented on it and suddenly interest arose. Having easy access, even if not ideal access to cryptocurrencies is important for people to lose their fear.

In addition, PicPay, in order to publicize its new service, launched a series of educational articles on the subject, giving more information and bringing light to our scenario.

Leo1.webp

Final Resolutions

PicPay in my opinion is one of the biggest Brazilian FinTechs, bringing financial education and quality solutions to its customers. I, as a customer, am quite satisfied although I don't use most of the functions it provides me.

Bringing Crypto into society's view and showing that the Crypto economy is already here and this is not just another nerd issue, but the present and future of our economy is of utmost importance.

I hope you enjoyed it, if you want to see more articles like this follow me and if you can leave the upvote to value quality content. To the next!

leo3.webp

Posted Using LeoFinance Alpha



0
0
0.000
7 comments
avatar

Congratulations @lipe100dedos! You have completed the following achievement on the Hive blockchain And have been rewarded with New badge(s)

You published more than 250 posts.
Your next target is to reach 300 posts.

You can view your badges on your board and compare yourself to others in the Ranking
If you no longer want to receive notifications, reply to this comment with the word STOP

To support your work, I also upvoted your post!

0
0
0.000