Diário de Cripto #4 - 2020 - Parte 1: Ano de Fratura

avatar

di_rio_de_criptos_5_.png

E chegamos em 2020!

Uma ano cheio de reviravoltas!

O bitcoins, ativo índice do mercado, voltou a crescer lentamente no início do ano...

Mas o steem continuou a cair vertiginosamente.

E confirmou os rumores do final de 2019, a Steemit Inc foi vendida para Justin Sun.

Justin Sun é uma figura importante, mesmo que controversa, do mundo das criptos. Fundador da Tron, tinha feito grandes aquisições como a Bittorrent. Sendo o ativo tron um dos ativos de maior valor de transação de mercado. Isso gerou algumas expectativas sobre o futuro da Steem.

Mas a tecnologia do protocolo da Tron é algo que sempre vem em questão, e temos poucas informaçõs sobre sua capacidade.

De qualquer forma, diversas declarações de Justin Sun começaram a aumentar a tensão da comunidade que utilizava a Steem. Principalmente dos desenvolvedores.

Ficou para mim que ele não tinha ideia do que estava comprando. Ele fazia confusão entre o dapp Steemit e a blockchain Steem. Dizia que iria passar o ativo steem para Tron. Foi uma confusão.

Além disso existia uma conta com um grande fundo em steem, que uma parcela da comunidade dizia ter um acordo com a Steemit Inc que seria uma conta que seria utilizada para o desenvolvimento da plataforma.

Ned negou esse acordo, witness importantes como Agroeed publicou posts com textos sobre o acordo. Justin Sun não devia ter ideia de qualquer acordo, e como Ned, não dialogou com o a comunidade.

Até que liderado por algumas witnees insatisfeitas, foi feito um soft fork reversível de algumas contas, incluindo o fundo que a comunidade/witness diziam ser importante para o desenvolvimento da Steem.

Justin Sun anunciou que estava sofrendo um ataque hacker, mesmo sabendo que não era, e convenceu algumas exchanges com esse argumento. Fazendo um sybil attack com contas falsas para retomar o controle da plataforma e realizar um fork, para retomar as contas bloqueadas pelo soft fork. Evento que ficou conhecido como "Steem Hostile Takeover".

Alguns diálogos começaram. Não tiveram acordos satisfatórios para ambas as partes.

Os principais desenvolvedores da equipe da Steemit Inc pediram demissão nesse momento.

Liderado pela Blocktrades, talvez ressentida por Ned não ter vendido a Steemit Inc para eles, e com apoio de grande parte das witnees, houve uma ruptura.

Justin Sun mesmo utilizando contas falsas e recursos das principais exchanges como Binance e Huobi, foi perdendo espaço para uma comunidade mobilizada pelas antigas witnees. Uma disputa intensa fragmentou de vez a comunidade em torno dos protocolos.

E surge um hardfork, nasce a blockchain Hive. Excluindo contas associadas ao apoio de a Justin Sun.

Assim abriram dois caminhos: Steem e Hive.

Fica para mim, peixe pequeno, por onde seguir?


Imagens promocionais clicáveis abaixo


screenshotwww.kucoin.com2020.11.0711_51_53.png
A exchange do povo
Renda passiva de diversos criptoativos
Diversas possibilidades de investimento

screenshotwww.binance.com2020.11.0712_13_06.png
Receba 10% comissões no sistema de referências Binance
Uma das maiores exchanges do mundo
Poupança, renda passiva, e diversas modalidades de investimento

screenshotwww.alterbank.com.br2020.11.0712_21_38.png
Faça sua conta digital!
Compre, venda e armazene bitcoins, altcoins e reais. Faça seu cartão digital VISA internacional e gaste suas criptos como quiser...

LEO_Icon_Post_Divider.png

Matheus Guimarães
https://linktr.ee/matheusggr

leo_icon_black_background.png

O autor expressa opiniões sobre criptoativos, porém não recomenda investimentos, devendo o investidor se responsabilizar pelos próprios investimentos. Lembrando que criptoativos são investimentos de alto risco.



0
0
0.000
0 comments